Casa Cor de Minas Gerais

A CasaCor de Minas  firmou uma união com a capital nas últimas edições da mostra – que vem sendo considerada como uma das principais características e conquistas da gestão implementada por Eduardo Faleiro e Juliana Grillo, responsáveis pela franquia mineira.

Essa parceria busca resgatar o patrimônio histórico da cidade e enaltecer sua riqueza, como vimos em 2015 no processo de candidatura do Conjunto Moderno da Pampulha ao título de Patrimônio Cultural da Humanidade, por meio de diversas parcerias e articulações. Já a edição do ano passado, tinha como objetivo comemorar o título de Patrimônio Cultural da Humanidade conquistado pelo Conjunto Moderno da Pampulha junto à UNESCO, com atividades no Museu de Arte da Pampulha, reativando temporariamente o café e o restaurante do local, além de eventos na Casa do Baile e o Iate Tênis Clube.

Porém, em 2017, essa ação de uso dos espaços públicos se torna grandiosa e emblemática. Neste ano a mostra mineira tem o desafio de trazer o conceito de morar bem na contemporaneidade em um prédio histórico da capital. A construção, que será sede do evento, é integrante do Conjunto Arquitetônico da Praça da Estação, região marcada pela forte efervescência urbana, cultural, política e gastronômica.

O local funcionou como matriz da extinta Rede Ferroviária Federal S/A – RFFSA, e está diretamente associada à criação de Belo Horizonte. Nos últimos anos o prédio vem passando por um processo de restauração, sob a supervisão do IPHAN, para abrigar futuramente as instalações do Museu Ferroviário.

O imóvel fica localizado na rua Sapucaí 383, em uma região caracterizada por se tornar uma espécie de corredor cultural e gastronômico da capital, que vem se estabelecendo de forma totalmente espontânea. O prédio possui três pavimentos, porão, sótão e jardins. Serão usados ao todo cerca de 4.000 m² de área, que serão distribuídos em aproximadamente 40 ambientes.

A proposta para esta edição é um verdadeiro desafio para que arquitetos, designers de interiores e paisagistas possam surpreender o público com  projetos que consigam trazer o design para mais perto das pessoas. O espaço que escolhemos para abrigar a mostra deste ano está em perfeita sintonia com sua temática, na medida em possibilita ambientes mais amplos, com espaços generosos, capazes de trazer muitas possibilidades de reflexão sobre a moradia com foco no essencial. A ideia desta edição é mostrar que a vida pode ser mais simples.

QUANDO?

De 12 de agosto a 17 de setembro de 2017

ONDE?

Rua Sapucaí, 383 – Belo Horizonte – MG

150854_sede-CASACOR_Minas_2017-foto-Jomar-Braganca


Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Copyright © 2015 Idealize Engenharia - Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por Clube Fiel